PROJETO AQUÁTICO – UMA AVENTURA NO MAR
Vamos mergulhar numa aventura intrigante e refrescante através da prosa protocolada, como num seriado de cinema, deixando no ar suspense, interrogação e algumas respostas, não todas. Tudo isso, regado por lindas canções.
Assim, construiremos no ouvinte-leitor uma vontade de caminhar com um jacaré, de nome Jabá, por um “marzão” de grandes personagens, cada um com um detalhe a acrescentar, narrando a si mesmos e se apresentando com uma cantiga esclarecedora.
Neste diálogo musicado pelo universo aquático acontecerão grandes descobertas, porém, ainda haverá muitas interrogações e um mistério no mar para desvendar.
JUSTIFICATIVA
A prosa protocolada é uma técnica de contação de história que permite o desenvolvimento da atenção concentrada, das mentes disciplinada e sintetizadora, além de estimular a imaginação e a criatividade. Este projeto propõe também a inclusão da linguagem musical que é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e do autoconhecimento, sendo poderoso meio de integração social.
A relação história e música, permite a ampliação e a inter-relação das sinapses cerebrais potencializando a força destas linguagens no despertar dos sentidos, na geração de prazer e bem-estar.
Inspirados pelas curiosidades do tema abordado, contar e cantar uma história, vai além do simples fato de ouvi-la, revela e abre os olhos da gente para a nossa realidade, tornando-nos mais conscientes das riquezas do universo aquático e responsáveis pela sua preservação.
OBJETIVO GERAL
Inserir a história e a música no contexto escolar como manifestações artísticas, expressões linguísticas e ciências para que elas possam favorecer a todos os envolvidos a interação e integração e, ainda, desenvolver na criança os aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar e desenvolver a oralidade, ampliando o vocabulário;
Sensibilizar-se musicalmente, a fim de que perceba e expresse sensações, sentimentos e pensamentos por meio da apreciação e do fazer musical;
Trabalhar a expressão corporal e a coordenação dos movimentos, promovendo a sociabilidade;
Aprender a respeitar o meio ambiente;
Conhecer e identificar a fauna marinha e seu habitat;
Desenvolver a mente criativa através das diversas produções artísticas;
Envolver a família na ação educativa em parceria com a escola;
Estudar a formação aquosa do nosso planeta (água doce -rios, congelada - polos, e salgada – oceanos).
ESTRATÉGIAS
Contar histórias de animais aquáticos;
Confeccionar animais aquáticos com materiais recicláveis;
Fazer pesquisas sobre o universo aquático (lagoas, rios e mares);
Realizar atividades com argila, pintura, colagem, etc.
Explorar receitas com frutos do mar;
Assistir vídeos sobre o ambiente marinho (curta metragem);
Cantar músicas que falam sobre animais marinhos;
Pesquisar em revistas animais marinhos e explorar suas imagens;
Confeccionar murais;
Fazer registro do animal que mais gostou;
Produzir uma tela temática inspirada em artistas renomados (Romero Brito, Tarsila de Amaral e outros);
Criar um habitat marinho (aquário) e aprender a cuidar de peixes ornamentais: alimentação, tamanhos, tipos; quantidades, cor, limpeza e manutenção do aquário;
Visitar o mercado de peixes e conhecer a variedade de peixes e mariscos que nos servem de alimento (Unidade I);
Realizar trabalho de campo em Rio das Ostras (Praça da Baleia, Lagoa de Iriry) e em Macaé (Lagoa de Imboassica) (Unidade I).