cabeçalho Facebook


Projetos pedagógicos


PROJETO AQUÁTICO

 

 

PROJETO AQUÁTICO – UMA AVENTURA NO MAR

 

APRESENTAÇÃO

 

Vamos mergulhar numa aventura intrigante e refrescante através da prosa protocolada, como num seriado de cinema, deixando no ar suspense, interrogação e algumas respostas, não todas. Tudo isso, regado por lindas canções.

Assim, construiremos no ouvinte-leitor uma vontade de caminhar com um jacaré, de nome Jabá, por um “marzão” de grandes personagens, cada um com um detalhe a acrescentar, narrando a si mesmos e se apresentando com uma cantiga esclarecedora.

Neste diálogo musicado pelo universo aquático acontecerão grandes descobertas, porém, ainda haverá muitas interrogações e um mistério no mar para desvendar.

 

JUSTIFICATIVA

 

A prosa protocolada é uma técnica de contação de história que permite o desenvolvimento da atenção concentrada, das mentes disciplinada e sintetizadora, além de estimular a imaginação e a criatividade. Este projeto propõe também a inclusão da linguagem musical que é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e do autoconhecimento, sendo poderoso meio de integração social.

A relação história e música, permite a ampliação e a inter-relação das sinapses cerebrais potencializando a força destas linguagens no despertar dos sentidos, na geração de prazer e bem-estar.

Inspirados pelas curiosidades do tema abordado, contar e cantar uma história, vai além do simples fato de ouvi-la, revela e abre os olhos da gente para a nossa realidade, tornando-nos mais conscientes das riquezas do universo aquático e responsáveis pela sua preservação.

      OBJETIVO GERAL

 

Inserir a história e a música no contexto escolar como manifestações artísticas, expressões linguísticas e ciências para que elas possam favorecer a todos os envolvidos a interação e integração e, ainda, desenvolver na criança os aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Despertar e desenvolver a oralidade, ampliando o vocabulário;

  • Sensibilizar-se musicalmente, a fim de que perceba e expresse sensações, sentimentos e pensamentos por meio da apreciação e do fazer musical;

  • Trabalhar a expressão corporal e a coordenação dos movimentos, promovendo a sociabilidade;

  • Aprender a respeitar o meio ambiente;

  • Conhecer e identificar a fauna marinha e seu habitat;

  • Desenvolver a mente criativa através das diversas produções artísticas;

  • Envolver a família na ação educativa em parceria com a escola;

  • Estudar a formação aquosa do nosso planeta (água doce -rios, congelada - polos, e salgada – oceanos).

 

 

ESTRATÉGIAS

 

  • Contar histórias de animais aquáticos;

  • Confeccionar animais aquáticos com materiais recicláveis;

  • Fazer pesquisas sobre o universo aquático (lagoas, rios e mares);

  • Realizar atividades com argila, pintura, colagem, etc.

  • Explorar receitas com frutos do mar;

  • Assistir vídeos sobre o ambiente marinho (curta metragem);

  • Cantar músicas que falam sobre animais marinhos;

  • Pesquisar em revistas animais marinhos e explorar suas imagens;

  • Confeccionar murais;

  • Fazer registro do animal que mais gostou;

  • Produzir uma tela temática inspirada em artistas renomados (Romero Brito, Tarsila de Amaral e outros);

  • Criar um habitat marinho (aquário) e aprender a cuidar de peixes ornamentais: alimentação, tamanhos, tipos; quantidades, cor, limpeza e manutenção do aquário;

  • Visitar o mercado de peixes e conhecer a variedade de peixes e mariscos que nos servem de alimento (Unidade I);

  • Realizar trabalho de campo em Rio das Ostras (Praça da Baleia, Lagoa de Iriry) e em Macaé (Lagoa de Imboassica) (Unidade I).

 

Clique para ver a galeria:

Unidade I: Cancela Preta - Tel: 2772-1556 - Unidade Baby: Riviera - Tel: 2772-3619