cabeçalho Facebook


Projetos pedagógicos


PROJETO “DO MUNDO DA LEITURA PARA A LEITURA DO MUNDO”

 

PROJETO “DO MUNDO DA LEITURA PARA A LEITURA DO MUNDO”

 

APRESENTAÇÃO

 

 

Livro de história é igual livro de culinária, só que não dá receita de nada, mas aguça nossa fome e curiosidade em saber muito mais. Portanto, ler ou ouvir histórias abre o apetite de quem toma um livro pelas mãos, fertiliza o pensamento e ilumina o caminho do saber...

 

Histórias são receitas de dar água na boca... é como juntar atenção e memória com farinha, pingar uma gota de laranja pra lhes despertar o sabor, acrescentar uma colherinha de mel pra adocicar e cozinhar tudo em fogo lento até que o cheiro doce se espalhe pelo ar.  Quando, então, será a hora de passar as histórias no caramelo da voz, partir-lhes a crosta e saboreá-las em pedaços, juntinho com as crianças.

 

Realizar um projeto de leitura e contação de histórias é um desafio marcante na Educação Infantil, como parte integrante da formação de novos leitores, abrindo-lhes um mundo novo através da leitura do mundo.

 

JUSTIFICATIVA

 

Os livros são um importante instrumento de ensino e aprendizagem para a evolução do ser humano, pois  durante o processo de leitura ou mesmo audição de uma história acontece o desenvolvimento da cognição, a estimulação da imaginação, a aquisição das diversas linguagens, a elevação do espírito criativo, além do despertar da afetividade e da formação crítica do indivíduo.

 

Quanto mais cedo a criança for apresentada a esse mundo, mais facilmente desenvolverá o gosto pela leitura e se tornará um futuro leitor, com possibilidade de ampliar seu universo de conhecimentos. Essa é uma forma de construir uma identidade social e cultural, enriquecer vocabulários e referenciais, desenvolver a linguagem, formar caráter e viajar mesmo sem sair do lugar.

 

Assim sendo, cabe à família, mas sobretudo ao educador, que tem como função primordial fornecer meios para o desenvolvimento infantil, introduzir a apresentação dos livros e a contação de histórias na sua prática pedagógica como maneira de aproximar as crianças do mundo das palavras.

 

OBJETIVO GERAL

 

Este trabalho tem como objetivo estimular a criatividade, a imaginação; desenvolver a linguagem oral, escrita e visual; conhecer palavras novas e contextos variados; trabalhar a atenção concentrada; incentivar o prazer pela leitura promovendo o senso crítico, as brincadeiras de faz de conta, valores e conceitos que colaboram na formação da personalidade da criança que propiciam o envolvimento social e afetivo, pois é lendo e ouvindo histórias que se podem sentir vários tipos de emoções e sensações e aos poucos aprender a lidar com elas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·        Mobilizar a ação pedagógica, juntamente com as crianças, despertando o interesse e o prazer pela leitura em voz alta;

·        Promover a discussão sobre a importância de desenvolver o gosto pela leitura em nossas crianças;

·        Instrumentalizar a intervenção educativa, através da construção de recursos didáticos estimuladores;

·        Potencializar a mente criativa através da produção artístico-literária;

·        Desenvolver a capacidade de fazer meta-leituras, ou seja, elaborar problemas a partir de histórias;

·        Fazer intercâmbio entre leitores e recomendar leituras;

·        Envolver a família na ação educativa em parceria com a escola.

 

ESTE PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO DE DUAS FORMAS

 

1ª - PASTA LITERÁRIA VIAJANTE

Toda quinta-feira, três crianças escolhem um livro infantil para levarem para casa em uma pasta, contendo também lápis coloridos e um caderno para que ela e seus familiares leiam a história e possam registrar em forma de desenhos e/ou relatos o que acharam do contexto e da experiência compartilhada. Na segunda-feira seguinte, as crianças recontam a história para toda turminha e apresentam a produção construída no momento de interação e diversão com toda a família.

Acredita-se com essa proposta que a criança será capaz de construir trabalhos utilizando as linguagens corporal, oral, escrita e plástica, desenvolvendo assim, o gosto pela literatura e a valorização dos sentimentos com a parceria das famílias. Nessa fase da vida as crianças têm uma facilidade muito grande de criar um mundo imaginário, onde tudo se torna fácil, colorido e feliz. Por esse motivo, a Literatura Infantil se encaixa perfeitamente nesse momento, com seus inúmeros contos e histórias que permitem a interação da criança com o meio em que vive de forma lúdica, trazendo novos conhecimentos, possibilitando maior desenvolvimento e ampliando suas possibilidades sociointeracionistas.

2ª - SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA

Esse projeto institucional de leitura é flexível quanto ao tempo de desenvolvimento, podendo ser realizado em, no mínimo, um mês de atividades, com o planejamento dividido da seguinte forma:

·        A primeira semana deve ser do professor para escolha dos livros que estarão disponíveis na sessão, produção de uma resenha e socialização com a equipe docente;

·        Em seguida, deve-se então programar um dia para realização da primeira sessão (leitura dos livros) e, também, a repetição de outras sessões por mais três semanas consecutivas.

Para realizar as atividades é preciso providenciar os seguintes materiais: os contos escolhidos para as sessões de leitura e um mural com a “propaganda” das sessões de leitura.
No mural recomendamos que contenha uma reprodução das capas dos livros que deve ser acompanhada de resenha e espaço para as inscrições, uma lista de nome das crianças. São duas as etapas principais do desenvolvimento: planejamento das sessões de leitura e implementação das sessões de leitura.

 

Clique para ver a galeria:

Unidade I: Cancela Preta - Tel: 2772-1556 - Unidade Baby: Riviera - Tel: 2772-3619